27 de junho de 2009

Sites e serviços para baixar conteúdo legalizado na internet

Grande parte dos filmes e músicas que circulam pela web é fruto de pirataria, mas isso não quer dizer que não exista conteúdo que possa ser baixado de forma legal.

Essa, aliás, é uma reivindicação de usuários que preferem não copiar materiais protegidos por direitos autorais, seja por razões éticas ou receio de sofrer as punições previstas em lei.

São directórios online que armazenam praticamente todo tipo de arquivo. Além de filmes e músicas, dá para encontrar games, livros, fotos e animações, entre outros.


Página que reúne conteúdos licenciados pela Creative Commons, ou seja, distribuídos mediante a autorização do autor. Além de músicas e vídeos, tem games, fotos, livros e animações, entre outros.

Para baixar os arquivos, é necessário ter instalado no computador um software que se conecte à rede BitTorrent (veja aqui uma lista de opções).

LegalTorrents

É um gigantesco diretório de softwares de código aberto, com milhares de opções em áreas como comunicação, educação, segurança, desenvolvimento de software, multimídia e internet.

Entre as boas opções, é possível encontrar o programa de compartilhamento Azureus, o editor de áudio Audacity e o compactador 7-Zip, que estão entre os mais populares da página.

SourceForge

Página mantida pelo governo brasileiro, reúne um vasto conteúdo em imagens, sons, textos e vídeos. É possível encontrar obras de Machado de Assis, livros estrangeiros traduzidos para o português, filmes educativos e mapas históricos.

Domínio Público

Fundada em 1999, a organização sem fins lucrativos pretende montar uma espécie de “biblioteca da web”. Os visitantes têm acesso gratuito aos mais variados textos, arquivos de áudio, imagens em movimento e filmes. As áreas de interesse incluem esportes, artes, música, tecnologia e religião.

Internet Archive

O site mantido pela gravadora tem um grande acervo de músicas de bandas independentes brasileiras. O download das canções é liberado mediante cadastro na página e, por meio de parcerias com empresas privadas, os artistas são remunerados pelo número de vezes em que o material é baixado.

Na página Álbum Virtual, dá para encontrar CDs inteiros para baixar, incluindo encartes, fotos e vídeos, mas eles ficam disponíveis apenas por tempo limitado.

TramaVirtual

Sem comentários: